Bordeira é uma Freguesia portuguesa do Concelho de Aljezur, com 80,15 km² de área e 432 habitantes. Densidade: 5,4 hab/km².
Constituem atualmente este território os lugares de Bordeira, Carrapateira, Alfambras e Vilarinha.
Confronta com as freguesias de Aljezur (Concelho de Aljezur), Vila do Bispo e Raposeira (Concelho de Vila do Bispo), Bensafrim e Barão de São João (Concelho de Lagos).
A praia da Bordeira situa-se na foz da ribeira da Carrapateira, envolta em dunas e paisagens grandiosas. É extensa, um tanto ventosa, mas convidativa ao lazer. Próximo, encontra-se a formação rochosa do Pontal da Carrapateira, recortada por altas falésias e angras.
Na Bordeira, o negro do xisto interrompe-se para dar lugar a uma arriba de natureza calcária, de cores claras e quentes, abrindo possibilidades à diversificação da vegetação. Na praia, os extensos campos dunares que avançam pelo interior até à povoação da Carrapateira marginam a ribeira da Bordeira, que forma ocasionalmente uma laguna de águas tépidas perto da foz e onde ainda é possível avistar lontras.
São também de assinalar os pinhais dunares de pinheiro-manso, com árvores enormes e antiquíssimas, sendo algumas utilizadas como armazém agrícola dado o diâmetro da sua copa. O areal é vastíssimo, com mais de 3 km de comprimento expostos aos ventos marítimos, e prolonga-se, quase sempre deserto, até à Pedra de Matez, enorme rochedo de tonalidade avermelhada, a norte.
As arribas da Bordeira são famosas pelos seus pesqueiros quase inacessíveis e muito procuradas por diversas aves marinhas, que aqui encontram refúgio.
Dados dos Últimos Censos (2011)
População Residente : 432 Pessoas (229 Homens e 203 Mulheres)
População Presente : 462 Pessoas (247 Homens e 215 Mulheres)
Famílias Existentes: 213
Número de Alojamentos: 584
Número de Edifícios: 548